â€å“i Am Again in Labor Pains Until Christ Is Formed in Youã¢â‚¬âÂ
Nesta segunda-feira, 11, começa o curso "Dislexia: Causas e Consequências", ministrado pelo projeto de extensão "Integração entre o saber acadêmico e a Educação Básica: novas perspectivas para o alfabetizador" em parceria com o Caed/UFMG.
A professora Ângela Pinheiro, coordenadora do projeto e exercise curso, falou conosco sobre a proposta da formação. (Foto: Ernane Oliveira)
i. Na sua avaliação, qual é a primary contribuição exercise curso para a discussão sobre a dislexia no país?
A principal contribuição practise "Dislexia: Causas eastward Consequências" (DCC) será trazer a dislexia para a pauta de discussão das autoridades da área de educação, com consequente criação de políticas públicas para o disléxico e conscientização da importância da formação de professores para a identificação precoce dessa condição na escola, visto a sua alta incidência na população (de ten a fifteen%).
Outra contribuição do curso é mostrar que a dislexia é uma dificuldade específica de aprendizagem da leitura. Isso significa que, nos disléxicos, funções cognitivas específicas, como a habilidade de ler due east/ou de soletrar, se acham isoladamente comprometidas. Tirando essa dificuldade, são pessoas perfeitamente hábeis.
O DCC também pode capacitar os professores para levantarem suspeita de dislexia e para conscientizá-los de que equally crianças com essa condição precisam ser identificadas o quanto antes para que possam receber ensino adequado.
2. O portal "Dislexia Brasil" disponibiliza um curso sobre dislexia, aberto a toda a população. Como é esse curso?
O Dislexia Brasil (DB) é uma tradução, adaptação, atualização e expansão do curso on-line Learning Basics for teachers. Dyslexia: How to place it and What to practise http://www.dyslexia-international.org/eCampus/ONL/EN/Course/Intro.htm, criado por pesquisadores internacionais sob a coordenação da ONG Dyslexia International.
Esse curso on-line é dividido em três seções: "Dislexia", "Identificação" east "O que fazer" e tem tido forte impacto no cenário educacional mundial.
O DB foi colocado on-line no site http://dislexiabrasil.com.br/ no last de 2012. Está no momento parcialmente indisponível, pois está sendo redesenhado east atualizado. Parte da Seção ane, que corresponde ao DCC, já está on-line. As duas outras seções ainda serão disponibilizadas, mas ainda não há datas definidas.
three. Qual a diferença entre o curso practise DB e aquele ministrado pelo Caed/UFMG?
Sobre a sua estrutura, o DCC é divido em três unidades. A primeira define o que é dislexia e considera as suas causas, a segunda trata do desenvolvimento da leitura e da escrita e a terceira, das dificuldades na aprendizagem dessas habilidades e dos distúrbios practise desenvolvimento que podem ocorrer junto com a dislexia.
O DCC traz como novidade um grande número de atividades de fixação, que se acham em partes estratégicas practice curso. Todas essas atividades são seguidas de feedback instantâneo, uma vez que dizer ao aluno quando ele acerta ou erra é realmente essencial para a sua aprendizagem.
Quem optar em fazer o DCC receberá um certificado do Caed.
four. O curso é, em essência, voltado a professores que lecionam para crianças, mas também é aberto a pais e a pessoas com dislexia. Como tem sido o interesse desses públicos pelo curso?
O curso, na versão Moodle é voltado para os professores do ensino básico e para profissionais da área de educação due east áreas afins. Um novo público tem sido os alunos de graduação de Psicologia e de muitos outros cursos de graduação da UFMG.
Pelos eastward-mails que temos recebido dos usuários exercise site de diferentes partes practice Brasil, o interesse maior tem sido na obtenção de certificados pelos professores east profissionais. Há também mensagens expressando dúvidas, interesse em fazer o curso eastward com solicitações de informações. Temos recebido ainda depoimentos de pais eastward de profissionais sobre a realidade de crianças e jovens disléxicos e os desafios que encontram para lidarem com a situação.
5. Due east quanto ao interesse de pessoas com dislexia? Como tem sido?
Quanto à participação das pessoas com dislexia, ela não nos parece expressiva ainda. Pode ser que tenhamos de criar um espaço próprio para essas pessoas. Com o aumento de tutores para acompanhar o curso, poderemos em breve abrir fóruns de discussão para diferentes grupos.
vii. O curso continuará a ser disponibilizado continuamente?
Ao terminal desse primeiro curso de extensão oferecido pelo Caed, o DCC será reavaliado due east se necessário reformulado em algumas partes para torná-lo ainda mais próximo da realidade dos professores.
Após os melhoramentos que se fizerem ainda necessários, a intenção é continuar ofertando no Caed essa nova versão da Seção 1 practice DB como um curso de extensão de fluxo contínuo. Ressalto que estou trabalhando na atualização das seções 2 e iii do DB east no transporte dessas seções para o ambiente Moodle. Como o DCC, cada seção será transformada em um novo curso.
8. Quais every bit suas expectativas em relação ao curso?
Minhas grandes expectativas quanto ao futuro do DCC são sensibilizar bone coordenadores dos cursos de pedagogia, inicialmente de Minas Gerais east depois do país, para incluírem esse curso como matéria obrigatória em seus currículos; e também as autoridades da área da educação para incluírem o DCC como um módulo essencial nos programas de formação continuada de professores, tanto em nível local quanto nacional.
Para as pessoas que, infelizmente, dessa vez, não foram sorteadas, peço um pouco de paciência e que aceitem a minha palavra de que, em curto/médio prazo, farei o possível para criar condições para atender a demanda de todos. Para isso contarei, mais uma vez, com o apoio do Caed.
morganroublet1998.blogspot.com
Source: https://www.ufmg.br/ead/index.php/2016/05/06/ola-mundo/
0 Response to "â€å“i Am Again in Labor Pains Until Christ Is Formed in Youã¢â‚¬âÂ"
Postar um comentário